Escolha uma Página

Restaurando o Fervor Espiritual

Hernandes Dias Lopes

Nessa mensagem, Hernandes Dias Lopes contextualiza diversos problemas que atingem a Igreja de Cristo nos dias de hoje. Pr. Hernandes expõe cada uma das cartas de Cristo às Igrejas no livro de Apocalipse, em seus elogios e censuras. Durante a exposição, foca nos conselhos de Jesus à igreja de Laodicéia (Ap 3:14-22).

Esse estudo faz parte da série de Mensagens Devocionais que você encontra no Blesss.

Assine o Blesss

Jesus leu o texto e o contexto

Em Apocalipse, Jesus usou algumas figuras específicas para cada igreja porque leu o texto e o contexto, o povo e a cultura, sendo absolutamente fiel e relevante à sua época.

Precisamos conhecer a cultura, comércio, indústria, economia e política de nossas cidades. Dessa forma, seremos fiéis e relevantes em nossa missão.

As figuras de Jesus à igreja em Laodicéia

Jesus usou a figura “quem dera fostes frio ou quente” ao se dirigir à igreja de Laodicéia pois a igreja era localizada na região mais quente da Turquia,  com a agricultura mais fértil e produtiva.

A figura da mornidão é devida ao fato de Laodicéia ser uma região sem fontes de água, que recebia abastecimento de águas de outras cidades, que chegavam mornas pelos aquedutos.

Assine o Blesss

A figura de “ricos e abastados” é inserida no texto porque todo o ouro da Ásia menor ia para Laodicéia antes de ser exportada o mundo inteiro.

Ao colocar “aconselho que compres de mim vestes brancas para se vestir”, Jesus remete ao fato de que Laodicéia era um polo têxtil mundial.

O termo “Colírio para ungir os seus olhos”  é utilizado porque a cidade era o maior centro oftamológico da Ásia menor.

“Há um severo risco de termos uma igreja ortodoxa, ética, pacífica, mas vivendo uma ortodoxia morta.” – Hernandes Dias Lopes

Um convite especial: “Eis que estou à porta e bato”

Jesus está insistindo com você.  Ele está dizendo: “Não viva na lateral, viva no centro da minha vontade”. O mesmo Deus que deu ordem ao caos na Criação, pode dar ordem à nossa igreja.

“A despeito de nossa mornidão, Jesus não desiste de sua Igreja. Ele nos dá uma ordem: ‘Sê, pois, zeloso, e arrependa-te’. Ou você se volta de todo coração para Deus ou sua vida vai provocar náuseas em Jesus.” – Hernandes Dias Lopes.

O Senhor não quer levar você apenas para o céu, mas também ao trono. As riquezas da terra são escassez completa diante das riquezas do céu.

Laodicéia ontem e hoje – a necessidade de fervor espiritual

Geograficamente, nas regiões da Ásia Menor onde estariam essas sete igrejas hoje só restam pedras e ruínas. Isso deve servir de alerta para nossas igrejas.

Há hoje no mundo muitas igrejas que, assim como Laodicéia, são cheias que de pessoas vazias de Deus. Contaminadas pelo liberalismo teológico e sincretismo religioso.

 

Assista este Estudo na integra no Blesss

Ainda nesse estudo, Hernandes fala sobre a necessidade de unir uma ortodoxia viva à um fervor espiritual centrado em Cristo Jesus.

Algumas séries de estudos e cursos que você vai encontrar no Blesss:

Família, Aconselhamento Cristão, Homens numa visão Cristocêntrica, Mulheres numa visão Cristocêntrica, História da Igreja, História da Reforma, Mensagens Devocionais, Sexualidade Sadia, Fé e Ciência, Missões, Bibliologia, Consciência Teen, Consciência Jovem, Cosmovisão Cristã, Cristianismo e Sociedade, Drogas, Cristologia, Análise Doutrinária, Educação por Princípios, Literatura, Bíblia e Cristianismo, Realidade da Igreja Brasileira, Eclesiologia, Voltando a palavra de Deus, entre outros.

Faça sua assinatura por R$14,90 por mês

Esse valor de assinatura é para manter a plataforma no ar (servidores, desenvolvedores), ajudar com as despesas de criação de conteúdo (gravação, edição, roteiro, edição e impressão dos livros, correios, etc), e ajuda a manter a gratuidade do evento Consciência Cristã que hoje tem a participação de 20 mil pessoas por dia durante o Carnaval em Campina Grande-PB.

Valor da assinatura válido até dezembro de 2017

Hernandes Dias Lopes
+ Estudos

Hernandes Dias Lopes é bacharel em Teologia no Seminário Presbiteriano do Sul em Campinas - SP e o doutor Ministério pelo Reformed Theological Seminary, em Jackson, Mississippi, nos Estados Unidos.Foi pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Bragança Paulista no período de 1982 a 1984 e desde 1985 é o pastor titular da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória-IPB. Também é membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, diretor executivo da Luz para o Caminho e pastor colaborador da Igreja Presbiteriana de Pinheiros em SP. É conferencista e escritor, com mais de 70 obras publicadas.