Escolha uma Página

Puritanos e a Educação

Alderi Souza

Como os cristãos ao longo do tempo tem entendido a questão da Educação? Qual a importância desse assunto para os cristãos de ontem e hoje?

Os puritanos são um exemplo para nós em muitos aspectos da vida, como o amor pela Teologia e pelas Escrituras, a Cosmovisão Cristã, a piedade, o amor ao próximo e o incentivo à Educação. Nesse estudo, vamos estudar sobre Os Puritanos e a Educação.

Assine o Blesss

Este estudo faz parte da série Puritanismo e suas Influências que você encontra no Blesss.

As ênfases teológicas dos Puritanos

Os puritanos cultivavam um verdadeiro amor pelas Escrituras e o estudo da palavra, algo que já aprendemos anteriormente no estudo de Joel Beeke. As ênfases teológicas desse movimento de cristãos piedosos eram:

  • Reverência e apreço pelas Escrituras
  • Senso de soberania e majestade de Deus
  • Ênfase na eleição e na justificação pela fé
  • Doutrina do pacto
  • União com Cristo
  • Doutrina do pecado
  • União com a Igreja

Outra questão muito importante para os puritanos era a Espiritualidade. Entenda melhor cada um desses pontos no estudo do Blesss.

 Os puritanos e a educação

Muitos aspectos na vida dos puritanos os levaram a cultivar um grande interesse pela educação. Esse interesse era uma consequência das suas convicções, pressupostos e de sua cosmovisão. Conheça alguns pressupostos do interesse dos puritanos pela educação.

Assine o Blesss

Toda a vida pertence a Deus

Para eles, não existe separação entre o sagrado e o secular, pois toda vida é, em certo sentido, sagrada. Uma das consequências principais do puritanismo foi a restauração de um senso de totalidade à vida. Ou seja, acreditavam que toda a vida devia ser vivida na presença de Deus e para a sua glória.

Não podemos ter esses dois compartimentos separados: coração de um lado e intelecto de outro lado. Tudo pertence a Deus.” – Aldari Souza

 Devemos servir a Deus com todo nosso ser

Se Deus é Deus acima de nós, devemos a ele obediência em todas as coisas. Isso inclui nosso intelecto, conhecimento.

A vida cristã deve ser equilibrada

A partir desse pressuposto, podemos entender a igual ênfase dos puritanos entre razão e fé, intelecto e coração.

Contemplação e ação

Puritanos se entendiam como cidadãos de dois mundos, o celestial e o terreno. Embora valorizassem a espiritualidade e a contemplação, davam grande ênfase às obras humanas como forma de fornecer uma resposta necessária ao amor de Deus.  

Assista este Estudo na integra no Blesss

Ainda nesse estudo, Aldari Souza explica como os puritanos combatiam o anti-intelectualismo, a valorização da razão, a convicção de que toda verdade procede de Deus e que a educação deveria começar na família. Conheça o processo de criação de escolas e universidades, valorizando a educação cristã. Algumas séries de estudos e cursos que você vai encontrar no Blesss: Família, Aconselhamento Cristão, Homens numa visão Cristocêntrica, Mulheres numa visão Cristocêntrica, História da Igreja, História da Reforma, Mensagens Devocionais, Sexualidade Sadia, Fé e Ciência, Missões, Bibliologia, Consciência Teen, Consciência Jovem, Cosmovisão Cristã, Cristianismo e Sociedade, Drogas, Cristologia, Análise Doutrinária, Educação por Princípios, Literatura, Bíblia e Cristianismo, Realidade da Igreja Brasileira, Eclesiologia, Voltando a palavra de Deus, entre outros.

Faça sua assinatura por R$14,90 por mês

Esse valor de assinatura é para manter a plataforma no ar (servidores, desenvolvedores), ajudar com as despesas de criação de conteúdo (gravação, edição, roteiro, edição e impressão dos livros, correios, etc), e ajuda a manter a gratuidade do evento Consciência Cristã que hoje tem a participação de 20 mil pessoas por dia durante o Carnaval em Campina Grande-PB. Valor da assinatura válido até dezembro de 2017
Alderi Souza é pastor presbiteriano e atual historiador oficial da Igreja Presbiteriada no Brasil. É casado com Cíntia Mendes Ferreira de Matos e tem dois filhos chamados Pedro Paulo e Luis Eduardo. Autor de diversos textos relacionados a teologia reformada e a História da Igreja,
Alderi Souza

Alderi Souza é pastor presbiteriano e atual historiador oficial da Igreja Presbiteriada no Brasil. É casado com Cíntia Mendes Ferreira de Matos e tem dois filhos chamados Pedro Paulo e Luis Eduardo. Autor de diversos textos relacionados a teologia reformada e a História da Igreja, sendo muitos deles considerados como referências históricas e teológicas entre os presbiterianos na Brasil. Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul; Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba; Mestre em Novo Testamento pela Andover Newton Theological School; Doutor em História da Igreja pela Boston University School of Theology.

Inline
Inline