Escolha uma Página

Os puritanos e o amor pela Teologia

Joel Beeke

Você sabe quem são os puritanos? Conhecer mais sobre os puritanos pode nos ajudar muito em nossa caminhada com  Senhor.

Nesse estudo do pastor Joel Beeke, entenda como os puritanos se relacionavam com o estudo da Teologia e como podemos aprender e nos inspirar a viver uma vida piedosa.

Assine o Blesss

O estudo Os Puritanos e o amor pela Teologia faz parte da série Puritanos e suas influências que você encontra no Blesss.

Amor pela teologia

O intenso amor dos puritanos pela Verdade e pela Teologia revelam um profundo amor por Deus, sua palavra e pela humanidade.

Nesse estudo do Blesss, vamos entender como os puritanos entendiam 3 coisas: Deus, a Bíblia e a alma humana.

Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.” – 1 Timóteo 1:15,16

Assine o Blesss

O nome “puritanos”

Os puritanos vieram a ser chamado de “puritanos” na década de 1560, e rejeitaram o termo pois sabiam que eram pecadores.

Outro motivo para rejeitarem essa terminologia é que no latim ela remetia a um grupo de teólogos da Idade Média que se consideravam mais santos do que os outros.

Os puritanos realmente advogavam pela pureza: de vida, de adoração à Deus. Mas analisando todos os autores puritanos, você não encontrará nenhum que se considere mais santo, mais puro do que outras pessoas.

Embora tenham reagido contra o nome “puritanos”, quando o nome colou eles se acomodaram a ele, exceto se as pessoas viessem a acreditar que eles eram melhores que outras.

Quem realmente são os puritanos

 

Os puritanos, sem excessão, nutrem um profundo amor pelas Escrituras Sagradas.

Eles eram muito cuidadosos e detalhistas pois sabiam que a Bíblia descreve a obra e a pessoa de Deus de forma precisa e real. 

“Os puritanos foram cristãos que levaram o relacionamento com Deus a sério.” – Joel Beeke

Cristão relapso ou mundano

Os puritanos acreditavam que é impossível você justificar ser um cristão relapso ou mundano quanto Deus deixou tão claro na Bíblia como devemos viver. 

Afinal, Jesus disse que toda palavra frívola que dissermos será levada diante de Deus. Os puritanos levavam isso muito a sério.

Você deve ter cuidado em como fala a respeito de Deus, de si mesmo, da vida.

A vontade de Deus acima de minhas vontades

A meta dos cristãos puritanos era agradar a Deus em todas as coisas, pois o amamos e Ele é digno de nossa lealdade total.

“Na vida, não é importante a sua vontade ou a minha vontade. O que importa é darmos ouvidos a Deus em sua casa de oração, através de Sua palavra escrita, para conhecermos a sua vontade.”  – Joel Beeke

 

Isso é muito contracultural em nossos dias.

As pessoas em nossos dias sempre falam sobre o que eu gosto, o que eu penso, o que eu preciso. Tudo é sobre eu, eu, eu.

Os puritanos diriam: nada importa sobre mim. Tudo é sobre o que Deus pensa, o que Deus quer e o que Deus ordena em sua palavra.

Para os puritanos, isso não era legalismo. Era simplesmente sobre amar a Deus. 

Os puritanos e o Catecismo e Westminster

Quando cem puritanos se reuniram para escrever o Catecismo de Westminster, o melhor resumo de tudo que já foi escrito pelos puritanos, a primeira pergunta é “Qual é o fim supremo e universal do homem?” a resposta é “glorificar a Deus e gozá-lo para sempre”.

Como você tem se saído nessa missão?

O que tem a aprender com os puritanos?

 

Assista este Estudo na integra no Blesss

Na continuação desse estudo, Joel Beeke se aprofunda em como os puritanos entendiam Deus, a Bíblia e a alma humana. Entenda como você pode conciliar o estudo da Teologia com um espírito de humildade e submissão à vontade de Deus.

Algumas séries de estudos e cursos que você vai encontrar no Blesss:

Família, Aconselhamento Cristão, Homens numa visão Cristocêntrica, Mulheres numa visão Cristocêntrica, História da Igreja, História da Reforma, Mensagens Devocionais, Sexualidade Sadia, Fé e Ciência, Missões, Bibliologia, Consciência Teen, Consciência Jovem, Cosmovisão Cristã, Cristianismo e Sociedade, Drogas, Cristologia, Análise Doutrinária, Educação por Princípios, Literatura, Bíblia e Cristianismo, Realidade da Igreja Brasileira, Eclesiologia, Voltando a palavra de Deus, entre outros.

Faça sua assinatura por R$14,90 por mês

Esse valor de assinatura é para manter a plataforma no ar (servidores, desenvolvedores), ajudar com as despesas de criação de conteúdo (gravação, edição, roteiro, edição e impressão dos livros, correios, etc), e ajuda a manter a gratuidade do evento Consciência Cristã que hoje tem a participação de 20 mil pessoas por dia durante o Carnaval em Campina Grande-PB.

Valor da assinatura válido até dezembro de 2017

Joel Beeke
+ Estudos

Joel Beeke é presidente e professor de teologia sistemática no Puritan Reformed Theological Seminary (EUA) e pastor da Heritage Netherlands Reformed Congregation. Beeke é Ph.D. em teologia pelo Westminster Theological Seminary.