Escolha uma Página

O Cristão e os benefícios da Literatura não-cristã

Gaspar de Souza

Nesse estudo, o Gaspar de Souza fala sobre o relacionamento do cristão com livros  de autores não-cristãos, principalmente na área da filosofia.

Este estudo faz parte da série de estudos “Literatura, Bíblia e Cristianismo”, que você encontra no Blesss.

Assine o Blesss

Filosofia e cristianismo

Se não fosse pelo cristianismo, não teríamos conhecimento sobre a filosofia antiga.

Sola Scriptura e o relacionamento dos reformados com a literatura pagã

“Sola Scriptura” não significa dizer que a bíblia é o único livro que deve ser lido por cristãos.

Não resta dúvida que os cristãos evangélicos se destacam em relação a leitura, tendo o dobro de leitura do que pessoas de outras religiões segundo pesquisas. A bíblia aparece como o livro mais lido, e livros religiosos ocupam o segundo lugar.

Isso é uma boa notícia, pois cristãos parecem ler bastante. Mas a leitura de livros religiosos refletem a falta de engajamento dos cristãos com o mundo. Mostram que cristãos ficam isolados e não conhecem muito o que está lá fora. E quando lêem o que está lá fora, o fazem com lentes de outros autores cristãos.

Assine o Blesss

Que tipo de literatura os cristãos deveriam ler?

A Escritura continua sendo a mais importante, que deve ser mantida como prioridade.

Livros cristãos também podem nos ensinar lições valiosas. Mas ler livros cristãos é uma coisa segura. Você não é questionado, sua fé não é colocada à prova. A tarefa apologética deixa de ser uma maneira de ir ao mundo, mas de construir barreiras em relação a sua fé.

Os autores bíblicos e a relação com o mundo

Encontramos no Antigo Testamento uma constante relação entre os autores bíblicos com o mundo a sua volta. Eles não são isolacionistas, mas dialogam com o mundo, mesmo que em uma perspectiva antitética.

O Exemplo de Moisés

Moisés, por exemplo, se esforça em conhecer a literatura do Oriente Médio, da Babilônia e Egito, para só assim conseguir escrever apologeticamente.

Paulo e os filósofos de sua época

Em seis passagens que encontramos no Novo Testamento, Paulo cita autores e filósofos da época. Em Atos 17 cita inclusive um hino a Zeus. Essas citações só podem ser feitas porque há um esforço em conhecer essas obras

Autores cristãos após o Novo Testamento

Foi dessas referências bíblicas que cristãos como Tertuliano se embasaram para viver de forma a dialogar com o mundo. Podemos entender, então, a relação que autores pós-apostólicos tinham com a literatura a sua volta.

Assista este Estudo na integra no Blesss

Ainda nesse estudo, Gaspar de Souza trata das virtudes e verdades encontradas pelo cristianismo em relação a literatura pagã, demonstrando obras de diversos diversos autores cristãos.

Algumas séries de estudos e cursos que você vai encontrar no Blesss:

Família, Aconselhamento Cristão, Homens numa visão Cristocêntrica, Mulheres numa visão Cristocêntrica, História da Igreja, História da Reforma, Mensagens Devocionais, Sexualidade Sadia, Fé e Ciência, Missões, Bibliologia, Consciência Teen, Consciência Jovem, Cosmovisão Cristã, Cristianismo e Sociedade, Drogas, Cristologia, Análise Doutrinária, Educação por Princípios, Literatura, Bíblia e Cristianismo, Realidade da Igreja Brasileira, Eclesiologia, Voltando a palavra de Deus, entre outros.

Faça sua assinatura por R$14,90 por mês

Esse valor de assinatura é para manter a plataforma no ar (servidores, desenvolvedores), ajudar com as despesas de criação de conteúdo (gravação, edição, roteiro, edição e impressão dos livros, correios, etc), e ajuda a manter a gratuidade do evento Consciência Cristã que hoje tem a participação de 20 mil pessoas por dia durante o Carnaval em Campina Grande-PB.

Valor da assinatura válido até dezembro de 2017

Gaspar de Souza
+ Estudos

Gaspar de Souza Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte (SPN) e pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Atua no SPN e em outras Instituições de Ensino Teológico (SMB, Escola Charles Spurgeon e FitRef) como professor nas áreas de Teologia Exegética, Filosofia e Apologética. É Mestrando pelo Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper nas áreas de Teologia Exegética e Teologia Filosófica (Apologética). Casado com Mirian e pai de Rebeca e Lídia.