Escolha uma Página

O arrebatamento e a volta de Jesus

Jorge Noda

Muitas teorias tem surgido sobre o fim dos tempos e o arrebatamento, determinando inclusive datas e hora para o acontecimento. Mas o que a Bíblia realmente diz sobre isso?

No estudo O arrebatamento e a volta de Jesus, o pastor Jorge Noda faz um panorama para identificarmos os sinais da volta de Cristo segundo as Escrituras.

Assine o Blesss

Esse estudo faz parte da série sobre Escatologia que você encontra no Blesss.

Identificando os sinais do fim dos tempos e arrebatamento

“Muitas pessoas tem tentado identificar coisas específicas como sinal do fim dos tempos. Não me arrisco a fazer esse tipo de julgamento.” – Jorge Noda

Mercado Europeu, código de Barras, chip implantado na pele, todas essas coisas já foram consideradas “sinais” do arrebatamento.

Não podemos definir o momento em que começam os sinais. Os sinais tem ocorrido no decorrer do tempo, mas quanto mais o tempo passa, mais eles vão se intensificando.

Assine o Blesss

E quando estivermos muito próximos da volta de Cristo, os sinais chegarão a seu clímax.

No livro do Apocalipse, vemos que o julgamento de Deus no início é parcial, depois maior e depois total. Há uma espécie de progressão, como uma espiral. Vai ficando cada vez mais intenso até que chegue o momento.

Indo na direção apontada pelo Evangelho

Não nos apegando a essas teorias, vamos verificar o que a Bíblia realmente diz sobre o arrebatamento e os sinais do fim dos tempos?

Primeiro sinal: Sedução e falsos profetas

“Então, se alguém vos anunciar: ‘Vede, aqui está o Cristo!’ ou ‘Ei-lo ali!’ Não acrediteis. Pois se levantarão falsos cristos e falsos profetas e apresentarão grandes milagres e prodígios para, se possível, iludir até mesmo os eleitos.” – Mateus 24:23-24

Tem havido falsos profetas na história da Igreja desde a época do apostolo Paulo. O próprio apóstolo João escreveu sobre os anticristos de sua época.

Tem havido pessoas dizendo ser o Messias desde sempre, mesmo no terceiro século depois de Cristo apareceu alguém que arrogava ser o Messias prometido de Israel.

Mas quanto mais nos aproximamos do fim, mais esses sinais vão se intensificando.

Jesus deixou bem claro que surgiriam falsos cristos e falsos profetas.

Falsos mestres são aqueles que ensinam doutrinas ao contrário de Cristo e portanto são anticristos.

Quais são os critérios que poderíamos usar para discernir o que é um falso mestre?

1) Eles querem a glória, ser chamados de deuses.

Perderam a perspectiva de que a glória deve ser dada ao Senhor. A sua base deve ser a palavra de Deus, e a partir dela discernir o que vem de Deus ou não

2) Não é porque uma pessoa opera milagras comprovados cientificamente que ela procede de Deus.

Devemos lembrar que muitos surgiriam operando sinais e maravilhas. Você deve ver o discurso, a mensagem.

3) Essas pessoas não pregam a cruz. 

O homem pós-moderno não suporta mais a mensagem da cruz, pregam o quanto Deus se importa com elas e as quer fazer feliz. Mas se alguém não prega a mensagem da cruz, é um falso mestre.

4) Ética

Jesus disse “Pelos frutos vocês conhecem a árvore”. Todos os anticristos não possuem verdade, não geram frutos de santificação.

Entretanto, muito continuam seguindo líderes mesmo quando comprovado que eles estão envolvidos em escândalos, corrupção, crimes.

5) Amor e compaixão

Quem ama a Deus demonstrará amor e compaixão. Os anticristos são prepotentes, exploram e oprimem as pessoas. Usam pessoas para atingir seus próprios objetivos.

“O Espírito Santo afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns se desviarão da fé e darão ouvidos a espíritos enganadores e à doutrina de demônios, sob a influência da hipocrisia de pessoas mentirosas, que têm a consciência cauterizada” – 1 Timóteo 4: 1-2

Assista este Estudo na integra no Blesss

Ainda nesse estudo, Jorge Noda faz uma exposição sobre os diversos outros sinais do fim, perseguições e aborda os textos bíblicos que falam sobre a volta de Cristo. O pastor demonstra as consequências para os falsos mestres que enganam o povo de Deus.

Algumas séries de estudos e cursos que você vai encontrar no Blesss:

Família, Aconselhamento Cristão, Homens numa visão Cristocêntrica, Mulheres numa visão Cristocêntrica, História da Igreja, História da Reforma, Mensagens Devocionais, Sexualidade Sadia, Fé e Ciência, Missões, Bibliologia, Consciência Teen, Consciência Jovem, Cosmovisão Cristã, Cristianismo e Sociedade, Drogas, Cristologia, Análise Doutrinária, Educação por Princípios, Literatura, Bíblia e Cristianismo, Realidade da Igreja Brasileira, Eclesiologia, Voltando a palavra de Deus, entre outros.

Faça sua assinatura por R$14,90 por mês

Esse valor de assinatura é para manter a plataforma no ar (servidores, desenvolvedores), ajudar com as despesas de criação de conteúdo (gravação, edição, roteiro, edição e impressão dos livros, correios, etc), e ajuda a manter a gratuidade do evento Consciência Cristã que hoje tem a participação de 20 mil pessoas por dia durante o Carnaval em Campina Grande-PB.

Valor da assinatura válido até dezembro de 2017

Jorge Noda
+ Estudos

Jorge Issao Noda é pastor, professor, escritor, conferencista, coach e consultor ministerial. Graduado em Teologia pelo Seminário Betei Brasileiro PB e Escola Superior de Teologia RS, com estudos de aperfeiçoamento em Teologia Sistemática no Reformed Theological Seminary, Jackson, MS, EUA e em Liderança pelo Haggai Institute em Maui, Havaí, EUA. Atualmente é diretor do Instituto de Liderança Estratégica e pastor colaborador da Igreja Presbiteriana Renascer, em Campina Grande PB.