Escolha uma Página

Liderança Multiplicadora: Equipando os santos (Discipulado)

Jorge Noda

Nesse estudo, Jorge Noda traz ensinamentos importantes a respeito de Liderança Cristã e o desafio de cumprir a Grande Comissão, nos fornecendo ferramentas de discipulado para sermos discipulos que fazem discipulos.

Este estudo faz parte da série de mensagens sobre Liderança Numa Visão Cristocêntrica que você encontra no Blesss.

Assine o Blesss

A Grande Comissão é responsabilidade nossa

A Grande Comissão é uma responsabilidade de todos nós e de cada um de nós. Somos todos chamados a cumprir o Ide, portanto somos todos missionários. 

Um pesquisador americano concluiu que 95% dos crentes não compartilham do Evangelho de forma intencional, falando de Cristo para as pessoas no seu dia a dia.

Temos em nossas igrejas pessoas que se acostumaram a ouvir mensagens nos bancos dia após domingo. Entretanto, não se comprometem verdadeiramente a anunciar o Evangelho e discipular pessoas.

Precisamos nos certificar que somos discipulos de Jesus

Muitas pessoas em nossas igrejas não fazem ideia do que é ser um discipulo de Jesus.

Assine o Blesss

Precisamos fazer discipulos

Fazer discipulos não significa apenas aplicar um estudo de 13 lições sobre o que é crer. Discipulado vai além disso, e basta ler os Evangelhos para entender a verdadeira dimensão do que foi proposto por Jesus.

Precisamos fazer discipulos que fazem discipulos

Pessoas transformadas por Cristo precisam se comprometer a espalhar essa mensagem e fazer discipulos.

A “estratégia de discipulado” de Jesus

Jesus não trabalhava estruturas de Marketing ou manipulação de massas. A estratégia de Jesus era investir em pessoas.

“É possível pessoas falarem de Jesus sem pregarem o Evangelho de Jesus” – Jorge Noda

Grande Comissão ou Grande Omissão?

Em nossa época, vemos cada vez mais crentes nominais, que não estão verdadeiramente comprometidos com o Evangelho de Cristo.

Quando Jesus fala sobre a autoridade Dele sobre todas as coisas, significa que espalhar as Boas Novas de Cristo não é questão de proselitismo religioso, mas o cumprimento de uma tarefa dada por Deus dentro da história.

Fazer discipulos é um mandamento, mas atualmente não vivendo a Grande Comissão, mas sim da Grande Omissão.

Obediência a Deus

Quando conhecemos o Senhor, obedecemos porque o amamamos.

Ser discipulo de Jesus não é simplesmente verbalizar certas doutrinas ou cantar músicas bonitas, mas amá-lo de todo coração e ter um relacionamento vivo com Cristo.

Para evangelizar é preciso saber o preço de seguir de Jesus

É preciso saber e ensinar desde o começo que o Evangelho envolve sofrer em nome de Cristo. Que o próprio Jesus nos disse que no mundo teríamos aflições, sofreríamos perseguições.

Fazer discípulos tem a ver com convivência

Um dos maiores aspectos da crise de liderança hoje em dia é a falta de referenciais. Lideranças autocráticas, totalmente contra o modelo de Jesus: um líder disposto a servir e lavar os pés dos discipulos.

“Liderança é uma questão de relacionamento. É trazer para perto pessoas que possam observar a sua vida, comer à sua mesa, conversar com seus filhos, conviver com você” – Jorge Noda

Refletindo a Cristo em um discipulado

Estamos cientes da nossa condição de seres humanos falhos e pecadores e sabemos que o único autêntico é Jesus. Mas em um relacionamento de discipulado as pessoas tem direito de observar em nós um compromisso verdadeiro com o Senhor Jesus.

Uma das principais causa do fenômeno de desigrejados na atualidade é a decepção com líderes.

Jesus chamou os discipulos para caminharem com ele em primeiro lugar. Multiplicação de líderes tem a ver com observar as pessoas e ver como elas se comportam e se relacionam com outras pessoas. A convivência é o mais importante.

Discipular não é trazer conhecimentos teóricos.

Um mestre só vai ser bem sucedido quando ver reproduzido no seu discipulo as suas habilidades. Fazer discipulos vai além de ensinar a teoria e ajudar pessoas a repetir certas coisas. É verificar se as pessoas realmente estão colocando em prática o que aprenderam.

Assista este Estudo na integra no Blesss

Ainda nesse estudo, Jorge Noda ensina como deve ser o comportamento de um líder servo e a necessidade de capacitar as pessoas sem medo de que elas se tornem melhores que você. Algumas séries de estudos e cursos que você vai encontrar no Blesss: Família, Aconselhamento Cristão, Homens numa visão Cristocêntrica, Mulheres numa visão Cristocêntrica, História da Igreja, História da Reforma, Mensagens Devocionais, Sexualidade Sadia, Fé e Ciência, Missões, Bibliologia, Consciência Teen, Consciência Jovem, Cosmovisão Cristã, Cristianismo e Sociedade, Drogas, Cristologia, Análise Doutrinária, Educação por Princípios, Literatura, Bíblia e Cristianismo, Realidade da Igreja Brasileira, Eclesiologia, Voltando a palavra de Deus, entre outros.

Faça sua assinatura por R$14,90 por mês

Esse valor de assinatura é para manter a plataforma no ar (servidores, desenvolvedores), ajudar com as despesas de criação de conteúdo (gravação, edição, roteiro, edição e impressão dos livros, correios, etc), e ajuda a manter a gratuidade do evento Consciência Cristã que hoje tem a participação de 20 mil pessoas por dia durante o Carnaval em Campina Grande-PB. Valor da assinatura válido até dezembro de 2017
Jorge Noda
+ Estudos

Jorge Issao Noda é pastor, professor, escritor, conferencista, coach e consultor ministerial. Graduado em Teologia pelo Seminário Betei Brasileiro PB e Escola Superior de Teologia RS, com estudos de aperfeiçoamento em Teologia Sistemática no Reformed Theological Seminary, Jackson, MS, EUA e em Liderança pelo Haggai Institute em Maui, Havaí, EUA. Atualmente é diretor do Instituto de Liderança Estratégica e pastor colaborador da Igreja Presbiteriana Renascer, em Campina Grande PB.