Escolha uma Página

Implicações místicas da acupuntura, yoga e florais de bach segundo a Bíblia

Joaquim de Andrade

Nesse estudo, o pastor Joaquim de Andrade fala sobre as implicações místicas resultantes das supostas “terapias alternativas” que tem substituído a medicina tradicional, como acupuntura, terapia holística e florais de bach, em uma perspectiva bíblica sobre o assunto.

O estudo faz parte da série Religiões, Seitas e Heresias que você encontra no Blesss.

Assine o Blesss

Nessa série você encontra estudos sobre diversos outros temas como Teologia da Prosperidade, Espiritismo, Testemunhas de Jeová, Catolicismo e outros.

Métodos holísticos e implicações espirituais

Não temos nada contra qualquer método médico cuja eficácia tenha sido confirmada. Não podemos negar o poder que as plantas têm, por exemplo.

Entretanto, os florais de Bach nada tem a ver com a chamada medicina natural.

Nossa preocupação diz respeito à promoção difundida de métodos que não foram confirmados, ou que tenham sua eficácia discutível em outros âmbitos, como o físico e espiritual.

Assine o Blesss

Os métodos holísticos de saúde

O movimento holístico de saúde se baseia muitas vezes em métodos ineficazes ou potencialmente perigosos que não têm o interesse do paciente como alvo.

Muitas vezes esses métodos rejeitam até mesmo o que se sabe a respeito do funcionamento do corpo humano.

Não querem trabalhar com a ciência, entendem que os problemas estão ligados à alma e querem trabalhar a alma.

As coisas podem funcionar e continuar sendo erradas e perigosas

As terapias podem ser falsas e aparentar que funcionam. 

Isso pode se dar por efeitos psicológicos como o efeito placebo ou simplesmente pelo elemento tempo, em que o próprio corpo se cura naturalmente.

Como saber se devemos aderir ou não a um método?

Antes de aderir a um método alternativo de terapia, devemos pensar em algumas coisas, ou o resultado pode ser bastante caro:

Se um dado procedimento funciona ou não, com base em seus princípios declarados;

A relativa credibilidade desses princípios;

A verdadeira razão para sua eficácia, quando o método é eficaz. Se algo funciona ou parece funcionar, é preciso saber a razão disso.

Outra séria preocupação é que o ocultismo e influências espíritas são frequentemente a fonte do poder dessas práticas holísticas.

O problema da hipnose

Muitas terapias holísticas tem como base o princípio da hipnose, mesmo que não digam isso.

Quando você se submete à hipnose, você está abrindo não somente sua alma, como também sua vida e corpo para qualquer coisa.

“Mas será mesmo que isso é possível?”

Sim. A Bíblia não nega o poder do diabo. Deus nos tirou do poder das trevas para nos levar à sua maravilhosa luz.

Um cristão em hipótese nenhuma pode se permitir ser hipnotizado, mesmo que em um tratamento médico.

“Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.”

– Deuteronômio 18:10-12

Os métodos holísticos e suas consequências espirituais

Na maior parte da nova medicina, a manipulação de energias e os cuidados com a saúde são inseparáveis. Essa manipulação mística pode ser a abertura para o espiritismo com outro nome.

O próprio criador homeopatia, por exemplo, afirmou que é necessária uma energia cósmica no procedimento, pois o medicamento é muito diluído. Ora, que energia cósmica é essa?

O cristão é a pessoa mais feliz do mundo. Não pode depender de florais ou métodos holísticos para ser feliz, mas apenas de Cristo.

O cristão é alguém que tem fé em Deus, que Nele faremos proezas e Nele seremos mais que vencedores.

“A medicina não é perfeita, mas voltar-se para a medicina ocultista só vai piorar o problema em diversos níveis.” – Joaquim de Andrade

Assista este Estudo na integra no Blesss

Ainda nesse estudo, Joaquim de Andrade fala das implicações místicas, físicas e espirituais da acupuntura e outras terapias e como elas podem até mesmo piorar as doenças. 

Algumas séries de estudos e cursos que você vai encontrar no Blesss:

Família, Aconselhamento Cristão, Homens numa visão Cristocêntrica, Mulheres numa visão Cristocêntrica, História da Igreja, História da Reforma, Mensagens Devocionais, Sexualidade Sadia, Fé e Ciência, Missões, Bibliologia, Consciência Teen, Consciência Jovem, Cosmovisão Cristã, Cristianismo e Sociedade, Drogas, Cristologia, Análise Doutrinária, Educação por Princípios, Literatura, Bíblia e Cristianismo, Realidade da Igreja Brasileira, Eclesiologia, Voltando a palavra de Deus, entre outros.

Faça sua assinatura por R$14,90 por mês

Esse valor de assinatura é para manter a plataforma no ar (servidores, desenvolvedores), ajudar com as despesas de criação de conteúdo (gravação, edição, roteiro, edição e impressão dos livros, correios, etc), e ajuda a manter a gratuidade do evento Consciência Cristã que hoje tem a participação de 20 mil pessoas por dia durante o Carnaval em Campina Grande-PB.

Valor da assinatura válido até dezembro de 2017

Joaquim de Andrade
+ Estudos

Joaquim de Andrade é diretor executivo do Centro Religioso de Estudos e Informações Apologéticas – CREIA. Ele foi pesquisador do Instituto Cristão de Pesquisas – ICP, por mais de 13 anos, e da Agência de Informações Religiosas – AGIR, durante 9 anos, além de pesquisador de assuntos religiosos por mais de vinte e sete anos. Atualmente ele é pastor da Igreja Batista Ágape, em São Paulo.