Escolha uma Página

Depositando nossas ansiedades aos pés de Cristo

Mary Beeke

As Escrituras tem ensinamentos preciosos sobre como lidar com o problema da ansiedade. Nesse estudo de Mary Beeke, descubra como descansar em Deus em meio à ansiedade.

Este estudo faz parte da série Mulheres Piedosas que você encontra no Blesss.

Assine o Blesss

Antes de começar, leia o texto de Mateus 6:25-34

“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

Assine o Blesss

E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” – Mateus 6:25-34

O que a Bíblia diz sobre ansiedade

A Bíblia nos traz ensinamentos preciosos sobre como lidar com nossas ansiedades. Esperamos que você seja encorajado/a nesse estudo a buscar em Deus seu refúgio e paz, segurança e descanso em meio às ansiedades, e encontre uma saída para sua ansiedade.

O que é ansiedade?

Cuidado, inquietação, estresse, ansiedade, temerosidade, preocupação. Todas essas são palavras que estão relacionadas a ansiedade.

Mas vejamos como esses conceitos são definidos nas Escrituras.

Cada uma de nós foi criada por Deus de uma forma maravilhosa, com nossos sentidos e habilidades de reagir ao nosso entorno. Por quê?

Uma das razões é sobrevivência.

Por exemplo, se escutamos um trem vindo e reparamos que estamos parados em cima do trilho, concluímos que estamos em grande perigo.

Experimentamos o medo, que faz nosso coração disparar, a adrenalina agir, e faz com que nós corramos para longe dos trilhos.

“O medo é bom quando nos faz fugir dos perigos.” – Mary Beeke

Durante a vida pensamos também nas necessidades de nossas vidas, saúde de filhos, dificuldades na escola. Amamos nossa família e amigos, então ficamos preocupados quando eles passam por problemas. O fardo deles é o nosso fardo. A Bíblia nos encoraja a carregar os fardos uns dos outros para que possamos viver a plenitude da vida em Cristo.

Então o que é estresse?

O estresse é parte de nossas vidas, sem ele não conseguiríamos realizar grande parte das coisas. Uma quantidade equilibrada de estresse nos movem a resolver coisas da vida.

Uma certa quantidade dessas coisas em nossa vida são normais, saudáveis. Mas o que acontece se isso vai além do normal?

O que acontece se esse sentimento de que há um trem chegando nos paralize, nos levando a ficar em casa o tempo todo com medo que um trem nos atinja.

E se eu ficar tão preocupada com a possibilidade de minha mãe ter um câncer, que eu acabo contraindo uma úlcera?

E se o estresse que eu adquiro no trabalho me faz ter crises de pânico?

Como estou lidando com a ansiedade?

A pergunta real é: como estou lidando com os eventos negativos na minha vida, com ansiedade e preocupação?

Ansiedade é uma angústia, inquietação de mente, dificuldade de se acalmar causada pelo medo do perigo.

Na mente de Deus, esse tipo de ansiedade não são corretos.

Há duas formas de lidarmos com essas ansiedades: o meu jeito e o jeito de Deus.

Como lidar com a ansiedade: o meu jeito

No meu jeito, eu fico preocupada com coisas que não tem importância, perco tempo, energia e dinheiro em tentar achar solução para o problema. Essas saídas são lógicas, mas não necessariamente bíblicas.

Como lidar com a ansiedade: o jeito de Deus

1) Orar

2) Fazer o que estiver ao nosso alcance, de uma forma bíblica

3) Deixar o resto com Deus.

Assista este Estudo na integra no Blesss

Na continuação desse estudo, Mary Beeke se aprofunda em como o cristão deve lidar com a ansiedade do jeito de Deus, deixando as preocupações aos pés da cruz. Você pode assistir esse estudo na série Mulheres Virtuosas do Blesss.

Algumas séries de estudos e cursos que você vai encontrar no Blesss:

Família, Aconselhamento Cristão, Homens numa visão Cristocêntrica, Mulheres numa visão Cristocêntrica, História da Igreja, História da Reforma, Mensagens Devocionais, Sexualidade Sadia, Fé e Ciência, Missões, Bibliologia, Consciência Teen, Consciência Jovem, Cosmovisão Cristã, Cristianismo e Sociedade, Drogas, Cristologia, Análise Doutrinária, Educação por Princípios, Literatura, Bíblia e Cristianismo, Realidade da Igreja Brasileira, Eclesiologia, Voltando a palavra de Deus, entre outros.

Faça sua assinatura por R$14,90 por mês

Esse valor de assinatura é para manter a plataforma no ar (servidores, desenvolvedores), ajudar com as despesas de criação de conteúdo (gravação, edição, roteiro, edição e impressão dos livros, correios, etc), e ajuda a manter a gratuidade do evento Consciência Cristã que hoje tem a participação de 20 mil pessoas por dia durante o Carnaval em Campina Grande-PB.

Valor da assinatura válido até dezembro de 2017

Estudos de Mary Beeke sobre mulheres piedosas
Mary Beeke

Mary Beeke obteve certificado de competência na área de Deficiência de Aprendizagem no Calvin College e trabalhou como enfermeira e professora de ensino fundamental. É autora do livro A Lei da Bondade (Fiel). Mary é esposa do pastor Joel Beeke.