Escolha uma Página

Atravessando a Tempestade com Cristo

Hernandes Dias Lopes

Nesse estudo, Hernandes Dias Lopes nos ensina como passar por tempestades, sofrimento e momentos difíceis da vida, com base no texto de Marcos 4.35-41.

Esse estudo é parte da série de Mensagens Devocionais que você encontra no Blesss.

Assine o Blesss

Cristãos não estão imunes a dificuldades da vida

A vida cristã não é uma colônia de férias, um parque de diversões, uma redoma de vidro ou um tapete aveludado. Há uma mensagem que ainda circula em nossas igrejas de que “se você é cristão não vai passar por problemas”.

Não é verdade que ser cristão é estar imune às dificuldades naturais da vida. As dificuldades chegam sem notificação, de surpresa, trazendo sombra e tristeza.

A tempestade é inevitável

Chega para o crente e para o não crente, para o pobre e rico.

As tempestades são imprevisíveis.

Os ventos gelados do monte Hermon, localizado perto do mar da Galileia, fazem com que uma grande tempestade repentina se forme e as águas se revoltem. As tempestades e crises da vida ocorrem da mesma maneira, sem aviso prévio.

Assine o Blesss

As tempestades são inadministráveis

Os discípulos que estavam no barco eram pescadores experientes, conheciam o mar e suas dificuldades. Mesmo assim, quando a crise chegou, eles tentaram de todas as forças mas não conseguiram vencer a tempestade. Às vezes as coisas fogem do nosso controle e as tempestades parecem maior do que nossas forças.

As tempestades são também pedagógicas

Nós não cremos em determinismo, olho gordo ou inveja. Cremos que Deus está no controle das nossas vidas, dirige nosso destino e nenhum fio da nossa cabeça pode ser tocado sem que Ele saiba e permita.

Deus não permite sofrimento na vida de seus filhos sem que Ele tenha um propósito nisso. Deus não desperdiça sofrimento na vida de seus filhos. Jesus nesse momento de tempestade quer ensinar não só por palavras, mas por circunstâncias.

É Deus quem nos empurra para o miolo da tempestade, não para nos destruir, mas para fortalecer as musculaturas espirituais da nossa alma. Deus quer que você o conheça não apenas por ouvir falar, mas por saber que ele ouve, age e intervém na sua vida.

Três perguntas regem esse texto de Marcos:

“Mestre, não te importa que pereçamos?”

Quando passamos por tempestade, muitas vezes temos a sensação de que Deus está longe, não está assistindo. O desafio é conciliar a ordem de Jesus (passar para a outra margem) com a tempestade.

Paulo enfrentou diversas dificuldades durante suas viagens, mas tinha certeza de que Deus estava com ele. A pergunta lançada é: “Como conciliar o fato de que você está fazendo a vontade de Deus com a sensação de que tudo está contra você?”.

Os discípulos tinham a sensação de que Jesus não se preocupava com eles, pois estava dormindo. Você já sentiu a sensação de que Deus estava dormindo?

No momento que tiver a sensação de que Jesus está dormindo no barco da sua vida, entenda que isso é pedagógico, Deus jamais esquece de você, você está gravado na palma da mão de Deus. Os discípulos passam pela crise de conciliar o fato de serem amados por Jesus e a demora por Jesus intervir em sua vida. Mesmo que você pense que Deus está demorando é porque ele está preparando algo maior para sua vida. Assim como na história de Lázaro e Marta, a ressurreição de um morto após 4 dias é maior do que a cura de um ferido.

“Por que sois assim tímidos? Ainda não tendes fé?”

Muitas vezes as tempestades que estão dentro de nós são maiores do que as que estão fora. Nesses casos, não adianta acalmar as circunstâncias, é preciso acalmar o coração.

Por que eles deveriam ter fé e não medo?

Promessa de Jesus. Se Jesus disse “passemos para a outra margem” o destino deles era a outra margem, e não para o fundo do mar. Muitas vezes duvidamos de que a promessa de Deus será cumprida.

Presença de Jesus. O criador do céus e da terra, do céus e do mar estava naquele barco. O mar não podia destruir o seu próprio criador. O que pode nos dar paz na tempestade é a consciência de que o Rei da Glória está conosco.

Paz. Jesus sabia que aquela tempestade viria. Ele dormiu para prova que era homem (estava exausto e dormiu); ele dormiu porque tinha plena consciência de que estava debaixo da providência do Pai.

Poder de Jesus. Aquele que estava dentro daquele barco era, é e há de ser o Todo Poderoso Deus. Marcos Jesus tem poder sobre os demônios, poder sobre a morte, sobre a enfermidade e a natureza.

“Quem é esse que até o vento e o mar lhe obedecem?”

Deus permite a tempestade não porque é sádico, mas porque a tempestade é pedagógica. As maiores lições da vida são aprendidas nos vales, no momento da dor. Os discípulos estão extasiados com o Jesus que estava no barco. Este é aquele que nos deu vida, esperança, salvação, paz e colocou nosso nome no livro da vida.

 

“As tempestades vêm, mas nosso Deus não nos abandona. Ele é maior do que a tempestade e a transforma em bonança. Ele nos põe mais perto dele, mais extasiados, gratos e prostrados a seus pés.”

 

Assista este Estudo na integra no Blesss

Ainda nesse estudo, Hernandes Dias Lopes traz exemplos aplicações práticas de como enfrentar as tempestades de nossas vidas.

Algumas séries de estudos e cursos que você vai encontrar no Blesss:

Família, Aconselhamento Cristão, Homens numa visão Cristocêntrica, Mulheres numa visão Cristocêntrica, História da Igreja, História da Reforma, Mensagens Devocionais, Sexualidade Sadia, Fé e Ciência, Missões, Bibliologia, Consciência Teen, Consciência Jovem, Cosmovisão Cristã, Cristianismo e Sociedade, Drogas, Cristologia, Análise Doutrinária, Educação por Princípios, Literatura, Bíblia e Cristianismo, Realidade da Igreja Brasileira, Eclesiologia, Voltando a palavra de Deus, entre outros.

Faça sua assinatura por R$14,90 por mês

Esse valor de assinatura é para manter a plataforma no ar (servidores, desenvolvedores), ajudar com as despesas de criação de conteúdo (gravação, edição, roteiro, edição e impressão dos livros, correios, etc), e ajuda a manter a gratuidade do evento Consciência Cristã que hoje tem a participação de 20 mil pessoas por dia durante o Carnaval em Campina Grande-PB.

Valor da assinatura válido até dezembro de 2017

Hernandes Dias Lopes
+ Estudos

Hernandes Dias Lopes é bacharel em Teologia no Seminário Presbiteriano do Sul em Campinas - SP e o doutor Ministério pelo Reformed Theological Seminary, em Jackson, Mississippi, nos Estados Unidos.Foi pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Bragança Paulista no período de 1982 a 1984 e desde 1985 é o pastor titular da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória-IPB. Também é membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, diretor executivo da Luz para o Caminho e pastor colaborador da Igreja Presbiteriana de Pinheiros em SP. É conferencista e escritor, com mais de 70 obras publicadas.

Inline
Inline