Escolha uma Página

A nossa união com Cristo e a santidade

Joel Beeke

O que você entende como santidade?

Nessa mensagem, o pastor americano Joel Beeke fala sobre nossa união com Cristo e como essa união se relaciona com a nossa santidade.

Assine o Blesss

O estudo faz parte da série Edificados sobre a Rocha que você encontra no Blesss.

Leia o texto base desse estudo

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
João 15:1-8

Leia também o texto: Romanos 6:1-4

 O fazendeiro que cultiva a terra

O fazendeiro piedoso que ara sua terra, semeia sua semente e fertiliza e cultiva o campo, sabe que em última análise, o seu plantio depende de coisas que estão fora de seu controle. 

Assine o Blesss

Ele não consegue fazer a semente germinar, o sol brilhar ou a chuva cair. Mas ele persiste em sua lida de qualquer forma, olhando para Deus e esperando que Ele abençoe seus esforços. 

Ele sabe que se ele não cultivar a semente e fertilizar o campo, não haverá crescimento.

A vida cristã é um jardim

De forma semelhante, a vida cristã é um jardim. Esse jardim deve ser cultivado para gerar os frutos de santidade para o Deus que é Santo. 

Paulo disse aos Tessalonicenses: “Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.”

E Deus diz a nós através de Pedro: “Sede santos porque eu sou Santo”.

A Santidade de Deus

A Bíblia fala mais sobre a santidade do próprio Deus do que de nossa santidade.

A Santidade é a essência do que Deus é. Quando o profeta Isaías teve a visão no templo, avistou os serafins proclamando “Santo, Santo, Santo é o Senhor Todo Poderoso”.

A santidade de Deus é o estar separado de tudo. Ele é singularmente Santo. E Ele só pode ser abordado através do sangue vertido pelo seu Filho amado, porque Ele é Santo.

Nossa santidade por meio de Jesus Cristo

Portanto, nós só podemos ser Santos através do Filho de Deus. Nós somos chamados a viver uma vida separada do mundo. Não apenas dos carnavais desse mundo, mas uma separação anterior, que brota do nosso coração. De forma que passemos a pensar, agir e viver como Deus faz.

Isso significa que somos chamados a estarmos separados do pecados, consagrados totalmente para Deus.

“O chamado à santidade é um chamado abrangente à vida inteira.” – Joel Beeke

 

Assista este Estudo na integra no Blesss

Na continuação desse estudo, o pastor americano Joel Beeke ensina de forma prática sobre como devemos viver uma vida de santidade. Continue assistindo esse estudo no Blesss.

Algumas séries de estudos e cursos que você vai encontrar no Blesss:
Família, Aconselhamento Cristão, Homens numa visão Cristocêntrica, Mulheres numa visão Cristocêntrica, História da Igreja, História da Reforma, Mensagens Devocionais, Sexualidade Sadia, Fé e Ciência, Missões, Bibliologia, Consciência Teen, Consciência Jovem, Cosmovisão Cristã, Cristianismo e Sociedade, Drogas, Cristologia, Análise Doutrinária, Educação por Princípios, Literatura, Bíblia e Cristianismo, Realidade da Igreja Brasileira, Eclesiologia, Voltando a palavra de Deus, entre outros.

Faça sua assinatura por R$14,90 por mês

Esse valor de assinatura é para manter a plataforma no ar (servidores, desenvolvedores), ajudar com as despesas de criação de conteúdo (gravação, edição, roteiro, edição e impressão dos livros, correios, etc), e ajuda a manter a gratuidade do evento Consciência Cristã que hoje tem a participação de 20 mil pessoas por dia durante o Carnaval em Campina Grande-PB.

Valor da assinatura válido até dezembro de 2017

Joel Beeke
+ Estudos

Joel Beeke é presidente e professor de teologia sistemática no Puritan Reformed Theological Seminary (EUA) e pastor da Heritage Netherlands Reformed Congregation. Beeke é Ph.D. em teologia pelo Westminster Theological Seminary.