Escolha uma Página

A Capacidade do Jovem para a Palavra

José Bernardo

A Juventude é um tempo de muitas dúvidas, mudanças e decisões. Como o jovem deve viver essa fase difícil buscando sempre estar no centro da vontade de Deus? Nesse estudo, entenda mais sobre missão, vocação e chamado.

O estudo faz parte da série Consciência Cristã Jovem que você encontra no Blesss.

Assine o Blesss

Texto base: Jeremias 1:4-10

 A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”. Mas eu disse: “Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem”. O Senhor, porém, me disse: “Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”, diz o Senhor. O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: “Agora ponho em sua boca as minhas palavras. Veja! Eu hoje dou a você autoridade sobre nações e reinos, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e para plantar”. – Jeremias 1:4-10 (NVI)

 Vocação na vida do jovem cristão

A questão vocacional é de grande importância para os jovens. No final da adolescência e início da juventude esse assunto toma uma grande proporção, precisamos decidir que faculdade fazer, que curso seguir, que carreira seguir. Aos 20 e poucos anos começamos a nos perguntar se fizemos a escolha certa, se realmente aquele era o melhor curso a ser escolhido, se devemos mudar de rumo. Mais tarde, começamos a fazer estágio, procurar emprego. A pergunta agora é: como vou ganhar dinheiro, o que vou fazer com isso, como vou ganhar a minha vida?

O que você queria ser quando crescesse?

Quando a gente é criança, acha que sabe tudo! Queremos ser astronauta, piloto, médico, professor. Quando crescemos, passamos a ver que nem tudo é tão fácil assim. Passamos, então, por um processo de desempoderamento, sentimos que não temos poder, a capacidade de ser o que gostaríamos de ser. Seja por falta de dinheiro, perspectivas, oportunidades ou mesmo habilidades para fazer aquilo. Somos muito questionados principalmente pelos adultos que estão à nossa volta, com um olhar muitas vezes mais pragmático, como se tudo fosse muito simples. O texto de Jeremias 1, exposto acima, fala justamente sobre isso. Como descobrir a nossa vocação? Como chegar ao empoderamento quando nos sentimos desempoderados?

Assine o Blesss

Assista este Estudo na integra no Blesss

Com base no texto bíblico, o pastor José Bernardo traz reflexões importantes para jovens que se sentem perdidos em relação a missão, vocação e chamado. Esse é o seu caso, ou você conhece alguém que está passando por isso? Assista ou indique agora mesmo o estudo “A capacidade do jovem para a Palavra” no Blesss! Algumas séries de estudos e cursos que você vai encontrar no Blesss: Família, Aconselhamento Cristão, Homens numa visão Cristocêntrica, Mulheres numa visão Cristocêntrica, História da Igreja, História da Reforma, Mensagens Devocionais, Sexualidade Sadia, Fé e Ciência, Missões, Bibliologia, Consciência Teen, Consciência Jovem, Cosmovisão Cristã, Cristianismo e Sociedade, Drogas, Cristologia, Análise Doutrinária, Educação por Princípios, Literatura, Bíblia e Cristianismo, Realidade da Igreja Brasileira, Eclesiologia, Voltando a palavra de Deus, entre outros.

Faça sua assinatura por R$14,90 por mês

Esse valor de assinatura é para manter a plataforma no ar (servidores, desenvolvedores), ajudar com as despesas de criação de conteúdo (gravação, edição, roteiro, edição e impressão dos livros, correios, etc), e ajuda a manter a gratuidade do evento Consciência Cristã que hoje tem a participação de 20 mil pessoas por dia durante o Carnaval em Campina Grande-PB. Valor da assinatura válido até dezembro de 2017
José Bernardo
+ Estudos

José Bernardo é pastor, pesquisador, escritor e estrategista de evangelização. Fundou e preside a Agência Missionária de Mobilização Evangelística – AMME Evangelizar, criada em 2000. Fora isso, o pastor é um estudioso eclético e pesquisador aplicado, além de evangelista, conferencista e escritor.